segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia das Bruxas- Halloween - 31 de Outubro


Na sala de aula, além das decorações do halloween e de pesquisas na Internet, também fizemos alguns trabalhos de identificação e labirintos e colorimos, ainda, alguns desenhos sobre o tema.

Marisol Salgado 6º D

André Gomes - 6º A

André Gomes - 6º A

Marisol Salgado - 6º D

Catarina Camelo - 8º B
Expositor da nossa sala

André Gomes e Catarina Camelo


Símbolos do halloween



O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, celebrado em alguns países no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

Atualmente a celebração do halloween popularizou-se e em vários países as crianças saem às ruas para visitarem os vizinhos e a pedir guloseimas. Fantasiados com roupas de bruxas, chapéus e vassouras, batem de casa em casa e dizem: “doce ou travessura”. Se a pessoa não lhes der um doce, eles ameaçam fazer uma travessura.

Claro que é tudo muito descontraído e o que conta é a brincadeira em si, até porque raramente as pessoas se recusam a dar-lhes os doces. As casas ficam enfeitadas com motivos alusivos às bruxas e abóboras em formato de rosto humano são espalhadas pelos jardins com uma vela acesa dentro. Há muita tradição e história por trás do Dia das Bruxas ou Halloween como os ingleses chamam esta data, porém o que importa é a diversão.

Origem: A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 6oo a.C. e 800 d.C.

Tradições e costumes: O halloween é um tipo de celebração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que compreende a Inglaterra, França e Alemanha.


Os símbolos presentes nesta comemoração são:


Bruxas: são as principais simbologias desta festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente era realizadas em 3o de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí espalhou-se por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.



Abóboras e velas: As abóboras simbolizam fertilidade, sabedoria e boa colheita, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo num dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. A sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas passaram então a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar o seu caminho.



Gato Preto: é o símbolo da independência, liberdade e renascimento já que a lenda diz que o gato tem 7 vidas. É também ligado às bruxas, pois elas conseguem transformar-se em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que eles são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.







Doçura ou travessura: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os "bolos das almas" com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta, para pedir bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança comprometia-se a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.








Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.



Caldeirão: geralmente colocado no centro onde se realiza a festa do Halloween e dentro dele devem ser jogados os papéis contendo os pedidos que as pessoas presentes na festa mais desejam.









O sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.




A aranha: simboliza o destino e o fio que tecem as suas teias, simboliza o suporte, o meio para seguir em frente.




O Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.




A maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo da Vida.



As cores mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhes sugar as energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração do halloween.


E agora, vamos ver/ouvir a verdadeira história do halloween contada para crianças:



WEBGRAFIA:

Diamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond TextDiamond Text

Passamos a semana toda a trabalhar na decoração do Halloween para a nossa sala!
Trabalhamos muito! Mas valeu a pena! Fizemos umas aranhas e uns morcegos assustadores!
E uns vampiros de arrepiar!
Foi muito divertido!

Feliz Halloween para todos!

Glitter Graphics

Halloween Glitter


Halloween on PhotoPeach



Halloween - Dia das Bruxas - 31 de Outubro


domingo, 30 de outubro de 2011

Atletas do Basquetebol do Vitória de Guimarães na João de Meira

No dia 26 de outubro de 2011, alguns atletas do Basquetebol do Vitória de Guimarães estiveram na nossa escola a convite do subdepartamento de Educação Física. Alguns dos nossos alunos foram também dar uns toques com a bola e tentar meter a bola no cesto. Foi um momento muito divertido, saudável e desportivo para todos.

Atletas do Basquetebol do Vitória de Guimarães


André Gomes com o atleta Francisco Gomes (Primo)


André Gomes a apoiar o primo


André Gomes, Gonçalo Rodrigues, Prof. Teresa Machado e o atleta Francisco Gomes


Vamos aprender a jogar basquetebol?


André muito atento às indicações da professora e do primo


André em situação de jogo


Grande lançamento...


Mais um lançamento...


Direto para o primo...


Estava quase...


Agora foi a vez do Gonçalo.


E não é que entrou mesmo... Grande pontaria!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Confeção Bolo de Bolacha

Nas aulas de culinária da semana passada, fizemos um bolo de bolacha com cobertura de coco para comemorar o aniversário do nosso colega Carlos que fez anos no Sábado.

Se quiserem saber a receita assistam a este slideshow e poderão conhecer os segredos da nossa professora de culinária.
Foi uma aula muito divertida e docinha porque o bolo estava delicioso.
Até à próxima aula!



domingo, 23 de outubro de 2011

DIA DA ALIMENTAÇÃO

No dia 19 de Outubro, o Gabinete de Educação para a Saúde, para comemorar o dia da alimentação, ofereceu uma peça de fruta a cada aluno que pendurasse um fruto à nossa escolha numa árvore adaptada para o efeito no recinto em frente à nossa escola.

Na nossa sala, cada um escolheu o seu fruto, pintamos e escrevemos uma frase sobre a importância de uma alimentação saudável baseada na roda dos alimentos. De seguida plastificamos e furamos com um furador para colocar um fio para pendurar na árvore.

Foi uma manhã muito divertida, como podem ver pelas nossas fotos!