sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jornadas Culturais do Carnaval

Nas jornadas culturais de 24 e 25 de fevereiro participamos em diversas atividades mas as que mais gostamos foram as seguintes:
- jogos tradicionais no recinto escolar da escola, jogamos à corrida de sacos, nas andas e no lançamento de bolas.
- fizemos muitas atividades laboratoriais no laboratório Newton como por exemplo, aprendemos a fazer pega monstros.
Foram dois dias diferentes mas muito divertidos, como podem ver, no nosso vídeo abaixo:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Plantação de Amores Perfeitos - Clube de Jardinagem

Na sexta-feira passada, no âmbito do projeto "DiferenciArte" e com a colaboração do Clube de Jardinagem, estivemos a plantar amores-perfeitos para colocar na nossa sala.

Em primeiro lugar, preparamos os recipientes na sala de aula cortando garrafas de plástico e depois fomos à horta encher os vasos com terra.

Já na sala de aula, colocamos as sementes dos amores-perfeitos, regamos com água suficiente, etiquetamos e colocamos a data de plantação.

De seguida, levamos para a sala de aula e, a partir de agora, vamos acompanhar a floração dos amores-perfeitos mas temos de ter o cuidado de regar com muito carinho sempre que o vaso esteja seco.


Clube de Jardinagem

Carnaval


É Carnaval!
Aqui fica o registo dos nossos trabalhos de Carnaval. Foi muito divertido realizar todas as atividades alusivas a este tema!


Um excelente Carnaval para todos!

Atividades do dia de S. Valentim

Aqui fica o registo dos trabalhos que fizemos para celebrar o dia de S. Valentim. Esperamos que gostem!

Tivemos, também, uma caixa de correio de S. Valentim - foi um sucesso! Contamos com grande participação por parte de todos os alunos da EB 2, 3 João de Meira!


Fizemos, ainda, maçãs caramelizadas, que estavam uma delícia! Todos gostaram!

Esperamos que tenham tido um dia de S. Valentim em grande!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

13ª Sessão Culinária (19/02/2012) - Bolo de Iogurte

Olá!

Na 13ª sessão do Clube de Culinária confecionamos um bolo de iogurte para festejar o aniversário do nosso colega Daniel que fazia 16 anos.

O bolo de iogurte é muito simples de fazer mas é muito saboroso. Para dar um toque especial decoramos com cobertura de chocolate e morangos.

Para a confeção deste bolo estivemos, de manhã, no supermercado “O Produtor” mesmo ao lado na nossa escola para comprar alguns ingredientes em falta nomeadamente os morangos.

Ora vejam o slide show abaixo. Até à próxima sessão!

Clube de Culinária

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Palestra sobre a Fenilcetonúria

Tivemos na nossa escola, no dia 9 de fevereiro, uma palestra acerca de Fenilcetonúria. Esta conferência foi proferida por membros da APOFEN - Associação Portuguesa de Fenilcetonúria e outras Doenças Metabólicas. Foi muito interessante e aprendemos coisas importantes acerca desta patologia! As turmas que assistiram à palestra, ainda, tiveram a oportunidade de fazer um jogo!









Fica aqui o site da APOFEN para quem quiser perceber melhor as atividades desenvolvidas por esta associação.
http://apofen.org.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=52


CAUSAS DA FENILCETONÚRIA:
A fenilcetonúria é uma doença hereditária o que significa que se transmite de pais para filhos. No entanto, como se trata de uma doença autossómica recessiva, ambos os pais têm que ter o gene alterado para que o bebé apresente a patologia. Os doentes com fenilcetonúria têm défice de um enzima – Hidroxilase da Fenilalanina, que é necessária para decompor o aminoácido essencial Fenilalanina, que se encontra em todos os alimentos que contêm proteínas.


MAIS SOBRE A FENILCETONÚRIA:


A Fenilcetonúria (PKU - PhenylKetonUria) é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH)
Esta
proteína catalisa o processo de conversão (hidroxilização) da fenilalanina em tirosina. A tirosina está envolvida na síntese da melanina. A ação da enzima é transferir um átomo de oxigénio para o anel aromático da fenilalanina. Posteriormente, um íon de hidrogénio (H+) liga-se ao oxigénio completando a transformação em tirosina.
A doença é
autonómica recessiva e afeta aproximadamente um em cada dez mil indivíduos da população caucasiana. As pessoas com Fenilcetonúria possuem uma mutação no gene da PAH que muda a estrutura da enzima. A mutação pode acontecer em qualquer um das milhares de bases de ADN dentro do gene. Mutações diferentes têm efeitos desiguais na enzima. Algumas mutações fazem com que a enzima não reconheça a fenilalanina. Outras mutações não impedem, mas lentificam a ação da enzima. Existem também mutações que tornam a enzima instável, com o catabolismo (velocidade de degradação) acelerado. Esta doença pode ser detectada logo após o nascimento através de triagem neonatal (conhecida popularmente por teste do pezinho).
São sintomas da doença não tratada:
oligofrenia, atraso do desenvolvimento psicomotor (andar ou falar), convulsões, hiperatividade, tremor e microcefalia. Identificam-se as alterações com cerca de um ano de vida. Praticamente todos os pacientes não tratados apresentam um QI inferior a 50.
O tratamento consiste em uma dieta pobre em
fenilalanina (300 a 500 mg/dia em uma criança de 10 anos). A expectativa de vida sem tratamento é baixa, em torno de 30 anos.
O gene da PAH está localizado no
cromossoma 12.
Normal ⇒ FF ou Ff (portador)
Doente ⇒ ff
O tratamento habitual da Fenilcetonúria baseia-se na substituição das Proteínas de Alto Valor Biológico (P.A.V.B.) ( Alimentos que contêm Fenilalanina) por fórmulas comerciais conhecidas e que fornecem os nutrientes necessários para uma alimentação normal restringindo apenas o aporte do aminoácido Fenilalanina. Estas fórmulas foram avaliadas por profissionais de saúde dedicados ao diagnóstico, controlo e seguimento desta doença conhecida como sendo um Erro Inato do Metabolismo das Proteínas (ou dos Aminoácidos). A dose e administração destes preparados é da responsabilidade de Médicos, Nutricionistas e Dietistas especializados no tratamento destes doentes.
Alimentos que contêm Fenilalanina Leite materno, Leite e derivados, Ovos, Frango, Porco, Vaca, Salmão, Sardinhas, Gambas, Cavala, Pescada, Cereais, Batatas, Farinha, soja, Favas, Arroz, Coca-cola Light, edulcorantes artificiais que contêm fenilalanina, alimentos dietéticos com aspartame, determinadas pastilhas elásticas (ex: Marca Orbit) contêm uma fonte de fenilalanina.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mercado de Segunda Mão - 5 de Fevereiro de 2012

As responsáveis pelo Intercâmbio de Comunicação com os Açores, estiveram novamente presentes no Mercado de Segunda Mão do dia 5 de Fevereiro, no espaço fixo já reservado para a nossa escola, desta vez acompanhadas por mais uma colaboradora, a professora Teresa Machado.
Apesar das baixas temperaturas que se faziam sentir, a equipa "arregaçou" as mangas e, em pouco tempo, todo o sacríficio foi recompensador aos constatar a grande participação da comunidade educativa para a causa presente neste projeto.
Aproveitamos, ainda, este momento para agradecer a gentileza da AVE (Associação Vimarenense de Ecologia) de Guimarães, pela cedência do espaço para o nosso projeto aquando a realização do Mercado anterior.
Contamos com a vossa presença no próximo dia 19 de Fevereiro (domingo) para a realização de mais um Mercado de Segunda Mão, com artigos a preços simbólicos.
E parabéns à equipa presente neste evento!

12ª Sessão Culinária (02/02/2012) - Muffins com Mirtilos

Olá!
Na 12ª sessão de Culinária da semana passada, dia 2/2/2012, fizemos uns bolinhos deliciosos chamados "Muffins com Mirtilos". Mais uma vez, correu tudo muito bem, pois todos nós adoramos estas aulas com podem ver no slide abaixo.
Até à próxima aula!
Clube de Culinária

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

11ª Sessão Culinária (26/01/2012) - Bolachas "Rosas do Deserto"

Na 11ª Sessão de Culinária fizemos umas bolachinhas especiais muito gostosas chamadas “Rosas do Deserto”. Estas bolachas são feitas com amêndoas torradas, inteiras e laminadas, chocolate preto, cacau, pralinê e cornflakes.

As rosas do deserto foram postas à venda para a angariação de fundos para o nosso projeto.

Atenção: Cada rosa do deserto tem cerca de 75 Kcal/315 Kj.

Querem saber a receita? Vejam o nosso vídeo… Até à próxima!

Clube de Culinária