quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Primavera - 20 de Março de 2012

16ª Sessão Culinária (15/03/2012) - Elaboração de Caixinhas e Saquinhos para as Amêndias Crocantes


Na 16ª e última sessão de culinária do segundo período, convidamos uma professora especialista na confeção e decoração, no âmbito da culinária, a professora Marina Ribeiro, que nos ensinou a fazer uns saquinhos e caixinhas muito bonitos para colocarmos as amêndoas crocantes previamente confecionadas com o objetivo de vender à comunidade escolar para angariar fundos para o nosso projeto do Intercâmbio com os Açores, como temos vindo a noticiar.
Foi uma aula diferente, fizemos muitos recortes numa máquina que a professora trouxe para a aula, colagens e decoramos a nosso gosto.


Como podem ver nas fotos, está tudo muito bonito, não acham?




Finalmente foram preenchidas as fichas de autoavaliação e demos por encerradas as atividades deste período.

De assinalar que todas as receitas serão posteriormente divulgadas, num livro em formato digital, entretanto, podem assistir ao nosso vídeo e poderão conhecer alguns dos nossos segredos de culinária.


Parabéns aos nossos alunos do Clube de Culinária e do CEF-SB2.

Até à próxima sessão do 3º período!

Feliz Páscoa para todos!

Clube de Culinária

15ª Sessão Culinária (08/03/2012) - Confeção de Salame de Chocolate e Bolachas de Chocolate e Amêndoas


Na 15ª sessão do Clube de Culinária realizada no dia 8 de março, contamos novamente com a colaboração do Senhor Domingos, da Pastelaria Casa das Brisas, para nos ensinar a confecionar salame de chocolate e bolachas de chocolate com amêndoas.
Para a confeção destas receitas, começamos logo pela manhã a cozer as amêndoas para as descascar.


Na hora da aula de culinária já estava tudo pronto e então começamos a preparar as receitas. Primeiro fizemos as bolachinhas e depois preparamos o salame. O resto das amêndoas foram guardadas para confecionarmos depois as amêndoas crocantes para a Páscoa.



Mais uma vez a aula decorreu com muito entusiasmo por parte de todos os alunos o que também contribuiu muito a simpatia e profissionalismo do nosso convidado especial, o Sr. Domingos, a quem agradecemos novamente a sua colaboração.

Fiquem agora com o vídeo da nossa aula. Até à próxima sessão!



Clube de Culinária

14ª Sessão Culinária (01/03/2012) - Confeção de Ovos da Páscoa

Olá!

Na 14ª sessão do Clube de Culinária, realizada no dia 1 de março, contamos com a colaboração de um prestigiado Pasteleiro da Casa das Brisas - Confeitaria e Bombonaria, Senhor Domingos, com quem o Clube de Culinária estabeleceu um protocolo de colaboração pedagógica e com o Prof. Orlando Lemos.


E, como estamos em tempo de Páscoa, nada mais apropriado que ensinar aos nossos alunos a fazer ovos de chocolate.

Para finalizar esta aula, o Sr. Domingos confecionou pequenos chocolates para nos oferecer. Estavam mesmo deliciosos!


Ora vejam agora, abaixo, as várias fases da confeção dos ovos de chocolate.



Aproveitamos para deixar aqui um especial agradecimento à Casa das Brisas, na pessoa do Senhor Domingos, pelo grande contributo prestado à nossa escola, em particular ao Clube de Culinária, pelo seu profissionalismo e disponibilidade na participação nas nossas aulas assim como pela oferta de todos os ingredientes e materiais necessários à execução das receitas.

Podem ainda visualizar toda a aula no nosso vídeo abaixo. Até à próxima sessão!


Clube de Culinária

Clube de Culinária


O Clube de Culinária, neste período, estabeleceu diversos protocolos de cooperação pedagógica com algumas entidades da Comunidade Educativa, nomeadamente com a Pastelaria “Casa das Brisas”, o prestigiado restaurante “Papaboa” e com uma professora especialista na confeção e decoração no âmbito da culinária.

No próximo período pretendemos alargar estas parcerias a outras entidades nomeadamente escolares.

Clube de Culinária