sábado, 18 de maio de 2013

Festival DiferenciArte




A 2ª edição do “Festival DIFERENCIARTE”, realizou-se no dia 18 de maio de 2013, entre as 11:00 e as 18h30m, no espaço do Instituto de Design (antiga fábrica de curtumes) situado no centro histórico de Guimarães.
Esta edição foi realizada pela CERCIGUI em parceria com o agrupamento de Escolas Professor João de Meira, com o apoio do projeto Tempos Cruzados no âmbito da CEC.
Este festival mostrou, através de diferentes atuações de palco, trabalhos artísticos realizados por pessoas com deficiência em áreas como dança, música ou teatro e também deu a possibilidade de todos os visitantes participarem em oficinas criativas (artes plásticas, dança, construção de instrumentos musicais e roda de ritmos). Este foi um espaço aberto à comunidade, com situações de muita interação, partilha e momentos de muita diversão.
Os alunos da Educação Especial (alunos de Currículo Específico Individual (CEI) e os de Currículo Comum  Ana Luísa Lage e João Pedro Araújo) do Agrupamento de Escolas Professor João de Meira participaram em vários números: na animação de rua e pinturas faciais, juntamente com alunos do Clube de Teatro da João de Meira, com o apoio das professoras do Clube de Teatro; no Desfile de Moda do século XX, com alunos da escola João de Meira, com o apoio da docente Cristina Teixeira; no Desfile de Moda Contemporânea, juntamente com alunos da Associação de Estudantes da João de Meira e da Miss João de Meira, com o apoio do Estilista Diogo Martins e Criações Inger Auriu; atuações ao piano das alunas Ana Luísa Lage e Catarina Camelo e declamação de poema pela Ana Luísa Lage.
Além de estar na organização, o Agrupamento de Escolas Professor João de Meira participou também na elaboração de instrumentos musicais; com um mega cartaz contendo os rostos dos alunos do Agrupamento e da Cercigui; com uma exposição de fotografias do Concurso de Fotografias Ser Diferente, com exposição de trabalhos dos alunos de CEI, na decoração do palco com frases elaboradas pelos alunos da João de Meira, no ano letivo de 2012/2013 e fazendo a cobertura fotográfica, com o apoio do fotógrafo e agente de modelos da Criações Inger Auriu, Daniel Amaro.
A Associação de Pais da João de Meira também participou com uma tendinha na venda de produtos alimentares, cuja receita reverteu para a Visita de Estudo a Barcelona dos alunos de currículo específico Individual da EB 2,3.
Durante todo o dia reinou um ambiente de festa que aglutinou toda a comunidade, muita alegria e diversão. Era patente a alegria no rosto dos nossos alunos e nas suas famílias. Sem dúvida, um evento a realizar todos os anos. O nosso agradecimento a todos os que colaboraram para o sucesso deste festival: direção, docentes, assistentes operacionais, alunos, encarregados de educação, clube de teatro, clube de fotografia, Diogo Martins, Daniel Amaro, Ótica de Guimarães e Instituto de Beleza Belle Femme.