segunda-feira, 31 de outubro de 2011




O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, celebrado em alguns países no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

Atualmente a celebração do halloween popularizou-se e em vários países as crianças saem às ruas para visitarem os vizinhos e a pedir guloseimas. Fantasiados com roupas de bruxas, chapéus e vassouras, batem de casa em casa e dizem: “doce ou travessura”. Se a pessoa não lhes der um doce, eles ameaçam fazer uma travessura.

Claro que é tudo muito descontraído e o que conta é a brincadeira em si, até porque raramente as pessoas se recusam a dar-lhes os doces. As casas ficam enfeitadas com motivos alusivos às bruxas e abóboras em formato de rosto humano são espalhadas pelos jardins com uma vela acesa dentro. Há muita tradição e história por trás do Dia das Bruxas ou Halloween como os ingleses chamam esta data, porém o que importa é a diversão.

Origem: A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 6oo a.C. e 800 d.C.

Tradições e costumes: O halloween é um tipo de celebração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que compreende a Inglaterra, França e Alemanha.


Os símbolos presentes nesta comemoração são:


Bruxas: são as principais simbologias desta festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente era realizadas em 3o de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí espalhou-se por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.



Abóboras e velas: As abóboras simbolizam fertilidade, sabedoria e boa colheita, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo num dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. A sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas passaram então a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar o seu caminho.



Gato Preto: é o símbolo da independência, liberdade e renascimento já que a lenda diz que o gato tem 7 vidas. É também ligado às bruxas, pois elas conseguem transformar-se em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que eles são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.







Doçura ou travessura: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os "bolos das almas" com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta, para pedir bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança comprometia-se a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.








Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.



Caldeirão: geralmente colocado no centro onde se realiza a festa do Halloween e dentro dele devem ser jogados os papéis contendo os pedidos que as pessoas presentes na festa mais desejam.









O sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.




A aranha: simboliza o destino e o fio que tecem as suas teias, simboliza o suporte, o meio para seguir em frente.




O Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.




A maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo da Vida.



As cores mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhes sugar as energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração do halloween.


E agora, vamos ver/ouvir a verdadeira história do halloween contada para crianças:



WEBGRAFIA:

1 comentário:

  1. Pesquisa muito interessante e informativa! Aprendi bastante com ela.
    Parabéns Marisol e Carlos :)
    Beijinhos,
    Ana Lemos

    ResponderEliminar