quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Inverno


Temos andado a trabalhar o tema do inverno! A estação mais fria do ano! brrr...
Fizemos uns trabalhos, dos quais gostamos muito e esperamos que gostem, também!
Demos as boas vindas ao inverno em SPC, um sistema alternativo e aumentativo de comunicação.
Escrevemos, ainda, a canção "Cai neve" em SPC.

Inverno on PhotoPeach





Para conhecer mais acerca do sistema SPC...

O sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) é de origem Americana e foi concebido por Roxana Mayer Johnson (Terapeuta da Fala) em 1981, por sentir necessidade de um sistema que pudesse ser facilmente aprendido por pessoas que apresentavam dificuldades com o sistema Bliss. Este sistema pode ser utilizado por pessoas que apresentam deficiência, nomeadamente afasia, apraxia, disartria, autismo, deficiência mental, paralisia cerebral, condições pós-operatórias, etc. (Ferreira, Ponte e Azevedo, 1999).
O SPC está traduzido em 12 línguas diferentes. Na Língua Portuguesa o sistema SPC está disponível numa versão impressa, e numa versão de programa de computador (Programa Boardmaker).
Os signos que constituem o SPC são desenhos de linhas simples a preto, sobre fundo branco. O significado do símbolo está escrito na parte superior do mesmo para que os interlocutores que não conhecem o sistema tenham mais facilidade na sua compreensão. Algumas palavras, tais como DE, PARA, COM, estão simplesmente escritas sem qualquer desenho (Tetzchner e Martinsen, 2000). Os signos foram desenhados com o objectivo de:
-Serem facilmente aprendidos;
- Serem apropriados para todos os níveis etários;
-Serem diferenciados uns dos outros;
-Simbolizarem as palavras e actos mais comuns usados na comunicação diária;
-Serem facilmente agrupados em seis categorias gramaticais;
-Serem facilmente reproduzíveis manualmente e em fotocopiadora, tornando-os pouco dispendiosos.
O SPC é composto por 3200 símbolos agrupáveis em 6 categorias, sendo elas: Pessoas (incluindo pronomes pessoais); Verbos; Adjectivos (sobretudo adjectivos e alguns advérbios); Substantivos; Diversos (sobretudo artigos, conjunções, preposições, cores, tempo, alfabeto, números e outras palavras abstractas); Sociais (palavras facilitadoras da interacção social; inclui palavras para cumprimentar, algumas expressões de prazer ou repulsa, e outras palavras ou expressões apropriadas ao indivíduo) (Ferreira, Ponte e Azevedo, 1999).
O SPC é apropriado para ser utilizado, tanto por pessoas cujas necessidades comunicativas sejam equivalentes a um nível de linguagem simples (necessitando de um vocabulário limitado e de estruturar frases relativamente curtas) como por pessoas com mais elaborados níveis de linguagem (que necessitam de utilizar uma gama de vocabulário muito vasta, com possibilidades de estruturar frases de maior complexidade). Pode assim considerar-se o SPC como um sistema flexível que pode evoluir, ajustando-se às necessidades comunicativas do seu utilizador (Ferreira, Ponte e Azevedo, 1999).

























Sem comentários:

Enviar um comentário